quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Universo de letras e cores



Projeto de professora potiguar que torna processo de alfabetização mais prazeroso é premiado pelo MEC

Francisco Francerle //
 
Qual professor nunca formou textos e palavras a partir da simbologia das letras? Mas quem já experimentou juntar esses símbolos a cores, formas e música e tudo mais que forma o mundo lúdico e encantado das crianças? Talvez poucos façam isso, mas o resultado dessa mistura de letras às artes tem implicado em um aprendizado eficiente e prazeroso a crianças em processo de alfabetização. Essa é a tônica do projeto "Pequenos grandes artistas: um passeio pela obra de Romero Britto", da professora Maria Bendita Silva de Souza, da Escola Municipal Celestino Pimentel, que ganhou o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Bendita Souza viajou ontem a Brasília para receber a premiação e participar de um seminário promovido pelo MEC. Ela concorreu pela categoria "Séries/anos iniciais do Ensino Fundamental", que premiou os dez melhores trabalhos de educadores de todo país nas modalidades de Ensino Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Desenvolvido em parceria com a professora Anali Gomes, o projeto é destinado principalmente a alunos das turmas de 1º ao 5° ano, a partir do processo de alfabetização e leitura de mundo.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério. O objetivo é reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica. É necessário comprovar os resultados exitosos no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Lendo o mundo
Formada em Artes pela UnP e com especialização em Artes Visuais pela UFRN, a professora Bendita em sala de aula tem que ser polivalente para dar conta das diversas vertentes pedagógicas do ensino de artes nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais. É justamente com essa polivalência que ela está conseguindo juntar os tijolinhos das cores, formas e movimentos com símbolos do alfabeto e contribuir para a construção do mundo da alfabetização de seus alunos. Ela conta que o trabalho foi um processo de descoberta em sala de aula, um caminho encontrado em determinado momento, para possibilitar que o aluno não saísse das séries iniciais sem interpretar o mundo que o cerca.
"Mas se eu tenho as cores, formas e movimentos e se isso tudo está no meu cotidiano e tem um significado para meus alunos e se o próprio artista Romero Brito, cuja obra é base para esse trabalho, conta que sua experiência com crianças pobres do Brasil o levou a pintar um mundo colorido para colorir a própria vida,porque então não aplicar essa prática em sala de aula?", explica Bendita, completando que o resultado tem sido uma alfabetização lúdica com criatividade, bom-humor e muito prazerosa.

 
 

Nenhum comentário: