sexta-feira, 19 de julho de 2013

REVISTA OUTROS TEMPOS (ISSN 1808-8031) - DOSSIÊ: CONE SUL: Memória e história das Ditaduras de Segurança Nacional

A Revista Outros Tempos abre espaço para pesquisas sobre o Brasil e o Cone Sul, relacionadas com as Ditaduras de Segurança Nacional das décadas de 1960 a 1980. O crescimento da produção acadêmica sobre a história recente desses países nos últimos anos e o impacto gerado pelos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade no Brasil, entre outros são fatos concretos que devem ser reconhecidos. Deve-se acrescentar ainda que, se em 2014 o Brasil estará lembrando os 50 anos do Golpe de Estado que derrubou o governo Goulart e instalou uma ditadura de 21 anos. Neste 2013, estão ocorrendo atividades acadêmicas, culturais e políticas que registram os 40 anos da imposição das Ditaduras de Segurança Nacional no Chile e no Uruguai. Assim, é mais do que oportuno que se abra espaço para reflexões sobre tais experiências, percebidas pontualmente ou em perspectiva comparada ou conectada.

O atual panorama político dos países do Cone Sul tem estimulado o estudo sobre leis de anistia, acessibilidade dos arquivos repressivos, política transicional, o resgate da memória das vítimas, a herança traumática e as formas de reparação, bem como o papel do Poder Judiciário diante do terrorismo de Estado. A academia reconhece a efervescência desta dinâmica e está contribuindo, efetivamente, no resgate do passado da história recente, através da multiplicação de pesquisas, eventos, formação de grupos de estudos e redes de interação regional, nacional e internacional.

O presente dossiê pretende possibilitar a interação, o debate e a análise sobre tal problemática, incluindo aspectos vinculados aos antecedentes e às transições posteriores, dando ênfase nas seguintes sub-unidades: fontes e arquivos repressivos; atualização da produção historiográfica; a fundamentação repressiva (Doutrina de Segurança Nacional, Doutrina Francesa, contra-insurgência, anticomunismo, etc.); a conexão repressiva (local- nacional, bilateral, Operação Condor, etc.); debate teórico: História, passado recente, o papel da Testemunha e da Memória; efeitos traumáticos e limites da representação do terror; debates pontuais: direitos humanos, leis de anistia, políticas de memória, de reparação e de verdade; análise das abordagens presentes no sistema escolar; a diversidade do olhar: cinematografia, literatura, psicologia, jornalismo, fotografia, etc.

A Revista Outros Tempos, portanto, procurando consolidar esta multiplicidade de diálogos, receberá artigos e resenhas que explicitem o atual estágio da reflexão sobre tais eixos, a divulgação de novas pesquisas e aprofundamentos temáticos bem como diferentes marcos interpretativos vinculados à problemática geral apresentada.
 
Receberemos artigos, resenhas e análise de documentos até 31/8/2013.

Nenhum comentário: