quarta-feira, 22 de maio de 2013

VII Encontro da Regional Sul de História Oral

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO), através de sua Regional Sul, e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) convidam para o VII Encontro Regional Sul de História Oral que ocorrerá entre 9 e 11 de outubro de 2013, na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná.
Pela singularidade e missão institucional da UNILA, a temática do evento será História Oral e a Integração Latino-americana, tendo como principal objetivo o debate acerca da heterogeneidade social, cultural, científica e educacional da/na América Latina. Para tanto, as reflexões partirão de temas como "integração", "fronteiras", "territórios", "relações de gênero", "memória", "direitos humanos" e "justiça social". Espera-se que deste debate fomentado pelas pesquisas com a história oral se realize uma profunda reflexão interdisciplinar sobre a integração que esperamos, a saber, que respeite as diferenças e que possa perceber a América Latina como um território "uno e diverso".
As inscrições para os simpósios temáticos estão abertas. 
Informações no endereço:

Revista da Anphlac - chamada de artigos

Chamada para o dossiê  "Amazônia: Fronteiras, Espaços e Imaginários" que sairá na Revista da Anphlac no primeiro semestre de 2014.
 
 
Dossiê: Amazônia: fronteiras, espaços e imaginários
Coordenadores: Kátia Couto (UFAM); Victor Hugo Veppo (UNIPAMPA), Américo de Lyra (UFRR)
 
A Amazônia é um espaço de interconexão  cultural, onde vivências e experiências tem sido expostas ao longo do tempo, confluindo diversos saberes, imaginários e sociabilidades. Este dossiê objetiva explorar essas interconexões, pois as fronteiras simbólicas ou físicas, os diversos espaços por onde as experiências tem se dado revelam que a Amazônia é dinâmica, onde indígenas, negros, ribeirinhos, viajantes tem se encontrado sob diferentes condições,  constituindo sua dinâmica comercial e cultural.
 
Data limite de entrega: 30 de dezembro de 2013.
 
Home Page: HTTP://revista.anphlac.org.br/                                                  
Guia para autores:
http://revista.anphlac.org.br/index.php/revista/about/submissions#authorGuidelines

Revista Em Debate - Chamada de Trabalhos

O Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE reitera que a revista aceita em fluxo contínuo submissões de artigos, resenhas, traduções e entrevistas enquadradas nas dez linhas temáticas da revista:

1) Mundialização e blocos regionais (ex.: Mercosul, União Européia);
2) Trabalho e ontologia social;
3) Trabalho, urbanização e história social;
4) Processo de trabalho, tempo digital, tempo livre;
5) Movimento sindical e movimentos autonomistas;
6) Capitalismo, técnica e reestruturação produtiva, emprego e desemprego, crise;
7) Memória histórica, ditaduras e direitos humanos;
8) Ensino de Sociologia;
9) Ensino superior e universidade pública;
10) Pensamento e Teoria Social.
Os trabalhos apresentados devem ser inéditos, redigidos em lingua portuguesa ou espanhola.

As diretrizes completas para autores estão disponíveis em:
http://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/about/submissions#onlineSubmissions

Instruções de submissão na plataforma SEER podem ser acessadas através do link http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Empresa destrói pirâmide maia de 2.300 anos para fazer estrada

Em menos de uma semana, um monumento milenar foi transformado em cascalho. Uma empresa no Belize utilizou escavadeiras para destruir uma pirâmide construída pelos maias há 2.300 anos e transformá-la em matéria-prima para a construção de estradas.

O Belize é um país da América Central que faz fronteira com o México e a Guatemala. Essa região viu florescer a cultura maia séculos antes dos europeus chegarem nas Américas. A pirâmide de Nohmul, no norte do país, era uma das mais altas de região, com cerca de 30 metros de altura.
Segundo a imprensa local, houve enorme indignação pública quando os arqueólogos do Instituto de Arqueologia de Belize descobriram a destruição. Segundo Jaime Awe, que chefia o instituto, as primeiras denúncias foram feitas na semana passada. 

“É um enorme sentimento de descrença na ignorância e falta de sensibilidade dessas pessoas, que vão usar isso para construir uma estrada”, disse Awe. “É como sentir um soco no estômago”.

Em vistoria nesta terça-feira, os arqueólogos encontraram o monumento praticamente destruído, com apenas um pequeno pedaço da pirâmide de pé. A pirâmide fica em terras privadas, de controle de uma empresa de cana-de-açúcar, mas segundo o governo do país os artefatos arqueológicos são protegidos por lei e não poderiam ter sido destruídos.

De acordo com a CNN, o ministro de Recursos Naturais do Belize, Gaspar Vega, divulgou nota dizendo que o governo não teve responsabilidade na destruição. O Ministério do Turismo iniciou uma investigação do caso. 

“Monumentos culturais como Nohmul são artefatos sagrados na história de Belize e devem ser protegidos a todos os custos. Isso [a destruição da pirâmide] mostra desdém pelas nossas leis e políticas”.

Segundo Awe, a destruição de pirâmide pode ser punida com dez anos de prisão pela lei do país.


Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2013/05/15/empresa-destroi-piramide-maia-de-2-300-anos-para-fazer-estrada/

VII Encontro Regional Sul de História Oral

Prezad@s, as inscrições para comunicações no VII Encontro Regional Sul de História Oral seguem abertas até o dia 30 de junho.

Mais informações em http://www.sul2013.historiaoral.org.br/site/capa.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Chamada para PuBLICAÇÂO de Artigos - Revista Fronteiras

Chamada para Publicação

A Fronteiras: Revista Catarinense de História – Revista da Associação de Professores de História, Seção de Santa Catarina, Brasil,  está lançando a chamada para o próximo número (21), relativo ao ano de 2013, que deverá ser  editado em dezembro de 2013, totalmente em edição eletrônica, e classificada como B3 na avaliação Qualis. Envio de textos para o e-mail anpuhsc@gmail.com até 30 de junho de 2013

Este número receberá artigos que estejam relacionados com o  tema do dossiê  História e Linguagens Midiáticas, em todas as dimensões.   O conselho Editorial receberá os textos até a data de 30 de junho de 2013, conforme normas de publicação disponíveis em  http://www.anpuh-sc.org.br/revfront.htm
Convidamos as/aos pesquisadoras/os para colaborarem, e agradecemos.
Conselho Editorial – Revista Fronteiras (ANPUH/SC)

Seminarios Literatura cubana e caribenha na UFRJ

Seminário “Literaturas do Caribe Hispânico nos Estados Unidos”, com o Prof. Dr. Jesús Barquet, da New Mexico State University.
6,7 e 8 de maio de 2013.
Auditório G2. Faculdade de Letras. 09:00- 13:00 horas.
Carga Horária: 12 h (com certificado de participação).
Inscrição no primeiro dia (sem taxas).
Matricula aberta para alunos de Graduação e Pós-graduação(Será ministrado em espanhol).
Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas.Faculdade de Letras.
UFRJ
 
Palestra: Poesia cubana contemporânea: os poetas de El Puente.
Prof. Dr. Jesús Barquet, da New Mexico State University.
9 de maio de 2013.
Auditório G2. Faculdade de Letras. 09:00 horas
Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas. Faculdade de Letras.
UFRJ
__._,_.___

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL O MUNDO DOS TRABALHADORES E SEUS ARQUIVOS - DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE

Rio de Janeiro – Brasil 16 a 20 de setembro de 2013

CHAMADAS PARA SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

As sessões de comunicações do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos terão três eixos temáticos, cujas ementas seguem abaixo.

I - Acervos e memória dos trabalhadores na cidade e...
no campo.
As propostas de comunicação deverão ser sobre projetos e trabalhos de recuperação, organização, preservação e disponibilização de fundos, coleções e demais documentos de tipo, gênero e suportes diversos vinculados ao mundo dos trabalhadores. As propostas de comunicações sobre políticas de implantação de arquivos e centros de documentação em entidades sindicais, entidades dos movimentos sociais, organizações políticas e partidárias e em entidades públicas e privadas deverão ter como característica que as instituições que organizam e preservam esses acervos deem acesso público à documentação de valor histórico e cultural.
II - Ditadura e repressão aos trabalhadores.
As propostas de comunicações deverão ser resultantes de pesquisa que evidenciem os atos de violação de direitos, perseguição, tortura, desaparecimento e assassinato de trabalhadores durante períodos de ditadura militar no Brasil e/ou em outros países da América Latina. Poderão, ainda, ser contempladas propostas de comunicação voltadas à elucidação dos mecanismos de controle do movimento sindical e das formas de resistência e luta dos trabalhadores, sindicalizados ou não, contra o autoritarismo e a repressão.
III - Direito à memória e à verdade
As propostas de comunicações deverão abordar o direito à memória e à verdade, tendo em vista a importância da relação estabelecida entre memória e verdade, ainda que de forma conflitiva e disputada, para o processo de construção da identidade política, cultural e social de um povo. Os trabalhos devem contemplar a temática no que se refere ao período dos regimes de exceção e aos mecanismos de justiça de transição atualmente utilizados no Brasil e/ou em outros países da América Latina, na perspectiva de debater iniciativas de recuperação da nossa história recente e de aperfeiçoamento do processo democrático.

INSCRIÇÕES PARA SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
Os candidatos interessados em participar do processo de seleção de trabalhos devem seguir as seguintes orientações:
1 – Indicar na primeira página o tema da sessão de comunicação, título do trabalho, o(s) autor(es) da comunicação, e-mail para contato;
2 – Na segunda página deve constar o título do trabalho em negrito e o resumo expandido, com texto entre 500 e 700 palavras em português ou espanhol;
3 – O resumo expandido deve ressaltar o objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho;
4 – Em outra página deve enviar resumo em um único parágrafo, com aproximadamente 100 palavras, para fins de publicação, caso a proposta seja selecionada;
5 – Os resumos deverão ser redigidos no formato Word, em Times New Romam, tamanho de fonte 12, alinhamento justificado e espaçamento 1,5;
6 – Podem ser apresentados trabalhos coletivos sendo que a apresentação fica restringida a duas pessoas;
7 – O tempo para a apresentação do trabalho será de 20 minutos, sendo que não haverá tradução simultânea;
8 – As propostas devem ser enviadas entre 15 de março e 15 de junho de 2013, exclusivamente para o e-mail mundodostrabalhadores2013@gmail.com
9 – Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Organizadora do evento considerando sistema de pontuação e mérito;
10 - A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 01 de agosto de 2013, não cabendo nenhum tipo de recurso. Todos os inscritos receberão por e-mail resposta de aceite ou não de seu trabalho;
11 – O autor da inscrição do trabalho selecionado será comunicado por e-mail. Anexo à comunicação serão enviadas as normas para elaboração da integra do artigo;
12 – O artigo na íntegra deverá ser enviado, impreterivelmente, até o dia 13 de setembro de 2013.
13 - Os artigos selecionados serão publicados em um livro eletrônico no site dos promotores e/ou organizadores do seminário;
14 - Os candidatos selecionados para as sessões de comunicações não estão isentos do pagamento da taxa de inscrição no seminário. O valor da inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) para representantes de instituições e profissionais e de R$ 50,00 (cinquenta reais) para estudantes.

Promoção:
Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Arquivo Nacional do Brasil

Comissão Organizadora:
Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT
Centro de Referências Memórias Reveladas
Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” da Universidade Estadual Paulista
Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST) da Universidade Estadual da Sudoeste da Bahia
Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referências sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Apoio:
Representação no Brasil do Instituto Internacional de História Social (IISH) – Amsterdam – Holanda